Gondomar terá novo Plano Municipal de Saúde
publicado a 26 de Outubro de 2022

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) irá assessorar o Município de Gondomar na elaboração e implementação do Plano Municipal de Saúde (PMS) do concelho.

Assinado esta quarta-feira nos Paços do Concelho entre o Presidente da Câmara, Marco Martins, e o Presidente do ISPUP, Henrique Barros, o protocolo de colaboração prevê que ao longo dos próximos sete meses a entidade especializada em saúde pública preste apoio ao município na elaboração de um plano que terá como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Outro dos objetivos da colaboração entre as duas entidades será o apoio à implementação do plano de ação do PSM, nomeadamente em projetos de promoção da saúde, uma linha considerada prioritária para o executivo.

A equipa do Núcleo de Saúde do Município de Gondomar será, também, apoiada tecnicamente pelo ISPUP de forma a que possam ser promovidas novas metodologias de trabalho numa ótica de melhoria contínua, aumentando a eficácia do trabalho que a autarquia presta neste âmbito.

Nos três anos posteriores à elaboração e entrada em vigor do Plano Municipal de Saúde de Gondomar, prevê-se que o ISPUP acompanhe a sua implementação, nomeadamente através da recolha de informação sobre as atividades realizadas, obstáculos identificados e potenciais necessidades de adaptação.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é uma associação privada, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, criada em 2006, no seio da Universidade do Porto. A organização tem como missão contribuir para o desenvolvimento, aplicação e divulgação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, com o intuito de melhorar e proteger a saúde da população humana.