Gondomar vai ter Equipa de Intervenção Permanente de bombeiros
publicado a 5 de Maio de 2018

Gondomar vai ter uma das 79 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de bombeiros constituídas, ontem à noite, em Fornos de Algodres, na sequência da assinatura de protocolos de constituição, durante uma cerimónia da Associação Nacional de Proteção Civil que contou com a presença de Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, Manuel Machado, Presidente da Associação de Municípios Portugueses, Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. As EIP são equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. A cerimónia foi antecedida pela inauguração do Monumento ao Bombeiro, uma das obras vencedoras do Orçamento Participativo local.

“Este conjunto de protocolos corresponde ao cumprimento de um dos objetivos do Governo: o reforço da profissionalização do sistema. Nós estamos a fazê-lo em várias frentes. Neste momento nós atingimos cerca de 280 equipas profissionais nos bombeiros. Vamos até final do ano acrescentar mais 40”, disse o Ministro da Administração Interna.

Eduardo Cabrita acrescentou que, neste momento, 219 municípios do continente dispõem já de estruturas profissionais nos bombeiros. “Há um esforço de profissionalização que também leva à duplicação da estrutura dos GIPS, passando essa estrutura da Guarda [Nacional] Republicana a atuar em todo o território nacional e que leva também ao aumento da intervenção do SEPNA da GNR”, rematou.

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, e Fernando Branco, Presidente da Direção Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gondomar, onde fica instalada a nova EIP, marcaram presença na cerimónia.