Gondomarense eleita Superiora Geral das Irmãs Espiritanas
publicado a 23 de Agosto de 2019

A fanzerense Olga Maria dos Santos Fonseca, de 52 anos, foi eleita Superiora Geral da Congregação das Irmãs Missionárias do Espirito Santo, ordem comummente conhecida como Irmãs Espiritanas. Reunida em Capítulo Geral em Fátima, a congregação elegeu pela primeira vez, em 100 anos de história, uma superiora geral de nacionalidade portuguesa.

Nascida a 20 de março de 1967, em Fânzeres, Olga Fonseca fez a sua primeira profissão religiosa nas Espiritanas a 25 de agosto de 1991 e os Votos Perpétuos em 1999. Foi missionária na República Centro Africana entre 1993 e 1998, regressando depois à Europa, onde se diplomou em Ciências da Religião, na Universidade Católica de Paris. De regresso a África, estudou Jornalismo na Costa do Marfim, na Universidade Católica da África do Oeste, entre 2000 e 2003, partindo em missão para o Congo Brazzaville no ano seguinte, como responsável do Distrito.

A residir em Paris desde 2007, ano em que foi eleita Conselheira Geral da Congregação, Olga Fonseca assumia, desde 2013, o cargo de 1ª Assistente Geral da ordem. A acompanhar a portuguesa na coordenação das Irmãs Espiritanas estará um Conselho Geral constituído por quatro religiosas, a francesa Agnès Simon-Perret, como 1ª assistente geral, a cabo-verdiana Etelvina Mendes Tavares, a camaronesa Honorine Woya e a brasileira Maria Aparecida Meireles Cardiais.