Gondomarense Ricardinho e Federação Portuguesa de Futebol homenageados pelo Município de Gondomar
publicado a 15 de Outubro de 2021

O Município de Gondomar homenageou esta tarde o cidadão Gondomarense e atleta de Futsal, Ricardo Braga (Ricardinho), bem como a Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu Presidente Fernando Gomes, com a entrega da Medalha de Honra – Município de Gondomar.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, referiu que a atribuição desta Medalha pretende, nas pessoas de Ricardo Braga e de Fernando Gomes, homenagear as dezenas de clubes de futebol e futsal do concelho, bem como os milhares de crianças e jovens gondomarenses que praticam tais modalidades. O autarca afirmou ainda que Gondomar foi e é a Cidade do Desporto”, tendo em conta o número de vezes que o concelho é palco de jogos ao nível nacional e internacional.

A Homenagem do Município a Ricardinho visou enaltecer as suas conquistas desportivas nacionais e internacionais, que dignificam o concelho de Gondomar. O atleta, nitidamente emocionado, ofereceu uma réplica da sua camisola na Seleção Nacional à Câmara Municipal e aproveitou a ocasião para oferecer a Medalha de Campeão do Mundo ao seu pai.

A Homenagem do Município à Federação Portuguesa de Futebol, prendeu-se com o reconhecimento do notável trabalho que esta desenvolve - o qual contribui para o crescimento das modalidades de Futebol e Futsal no Município de Gondomar. No seu discurso, Fernando Gomes saudou o papel da autarquia no impulso também dado a estas modalidades no território de Gondomar. Ao jogador homenageado, Ricardinho, Fernando Gomes referiu-se como “o nosso capitão”, afirmando que “quando o corpo faltou, a mente sobrou”, referindo-se à recuperação de uma grave lesão.

Ainda antes do discurso oficial, Marco Martins quebrou o protocolo ao contextualizar a oferta do Município a Ricardinho: uma “camisola” com o número 10 gravado em Filigrana – um símbolo do concelho de Gondomar.

A Cerimónia de Homenagem contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, para quem o “sistema desportivo vive, naturalmente, dos atletas, treinadores, dirigentes, mas também, dos municípios”, o que faz de Gondomar “um Município amigo do Desporto”.