Governo toma contacto com a Rota da Filigrana
publicado a 20 de Julho de 2018

O Governo de Portugal tomou, hoje, contacto direto com o projeto de internacionalização da Rota da Filigrana e a Casa Branca de Gramido, em Valbom, numa receção ao final da tarde em que o Executivo de Gondomar deu as boas-vindas a Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, e José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades. A ação foi promovida pelo Gabinete de Apoio do Investidor da Diáspora (GAID).

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, deu as boas vindas à comitiva dos Negócios Estrangeiros, junto à histórica Casa Branca de Gramido, local onde está instalada a Loja Interativa de Turismo de Gondomar.

Depois de uma breve apresentação e resenha histórica do edifício, seguiu-se uma visita à exposição permanente sobre a produção da filigrana, antecedida por uma exibição de produção ao vivo, a cargo do artesão António Cardoso e esposa, e as apresentações do projeto de internacionalização da Rota da Filigrana, da criação da marca e certificação “Filigrana de Portugal”, fruto da parceria entre os municípios de Gondomar e Povoa do Lanhoso, e da preparação em curso da candidatura a Património da Humanidade.

Valorizar e proteger a filigrana, bem como criar valor acrescentado, mesmo na formação dos preços, são, para Marco Martins, os próximos passos nestes dois projetos.

Esta visita insere-se na missão do GAID, nomeadamente no apoio à internacionalização de micro e pequenos projetos de base local e regional, incluindo a promoção de produtos endógenos e artes e ofícios tradicionais portugueses, tendo como retorno a atração do turismo às suas regiões de origem.