Homenagem a enchedeiras avança em novo encontro
publicado a 7 de Maio de 2019

Mais de três dezenas de enchedeiras juntaram-se, hoje, na Casa Branca de Gramido, para mais um encontro destas artesãs da filigrana. O Município de Gondomar continua, assim, a recolha de opiniões destas artesãs, para uma posterior homenagem e valorização da atividade. Neste encontro destaque para a participação de vários jovens artesãos, nomeadamente daqueles que frequentaram o curso de Técnicas de Enchimento, ministrado pelo Cindor, e que contribuíram com sugestões para a futura homenagem. As enchedeiras presentes tiveram ainda oportunidade de ver um pouco do documentário que está a ser produzido onde elas são as “estrelas” principais.

A valorização do papel das enchedeiras, a quem cabe a minuciosa tarefa de preenchimento das molduras, é mais uma das ações do Município de Gondomar visando o reconhecimento da filigrana como o campo privilegiado na ourivesaria gondomarense.

A defesa da produção artesanal, praticada em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, utilizando técnicas passadas de uma geração à próxima, levou à criação, ano passado, em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso, da marca Filigrana de Portugal, que certifica e distingue a produção manual de filigrana.

Além disso, a Rota da Filigrana, produto criado pelo Município de Gondomar, que dá conhecer e valoriza os ourives genuínos de Gondomar, através de roteiros que contemplam a visita às fábricas e oficinas que preservam e dinamizam esta arte.