Inaugurada a Avenida Dr. Almeida Santos
publicado a 28 de Abril de 2017

“Se havia alguém que sabia o que era a luta pela liberdade e pela democracia, esse alguém era António de Almeida Santos”, referiu, hoje à tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, durante a inauguração da “avenida, até agora sem nome, que alberga o metro de superfície e que para nós, gondomarenses, só poderia ser digna de uma grande figura como esta”.

Ainda em abril – mês por excelência das comemorações da democracia em Portugal –, o Presidente do Município, juntamente com os Presidentes das Juntas de Freguesia de Rio Tinto e Baguim do Monte, Nuno Fonseca e Nuno Coelho, respetivamente, homenageou uma das figuras mais marcantes desta conquista pelos valores da liberdade, atribuindo o nome de António de Almeida Santos a uma das principais avenidas do Concelho que funciona ainda como uma “ponte” entre as duas referidas freguesias.

António de Almeida Santos era amante do fado de Coimbra, cidade onde se licenciou em Direito. E foi ao som de “Nossas Mágoas”, cantada pelo próprio, do álbum “Coimbra no Outono da voz”, que falou emocionado o filho, também ele António de Almeida Santos, acerca do homem “sábio, escritor, político, cidadão e humanista” de quem se sente privilegiado em ser filho, orgulho que partilha com as irmãs, também presentes na cerimónia.

Tendo vivido mais de 20 anos em Moçambique e regressado a Portugal foi Ministro em vários governos, deputado, membro do Conselho de Estado e Presidente da Assembleia da República. Personalidade incontornável para o País, foi agraciado com a Grã-Cruz das ordens da Liberdade, Militar de Cristo e do Infante D. Henrique, esta a título póstumo.