Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Inovação e dignificação da atividade piscatória na apresentação da 24.ª Festa do Sável e da Lampreia
publicado a 13 de fevereiro de 2015

A Festa do Sável e da Lampreia fica marcada, uma vez mais, pela inovação introduzida no seu programa e, ainda, pela dignificação da zona piscatória mais emblemática do município. A 24.ª edição foi apresentada ao final da tarde de hoje, na Ribeira de Abade, por Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Carlos Brás, Vereador do Turismo, e nem a chuva demoveu várias dezenas de personalidades e instituições convidadas.

Do programa, além do habitual concurso de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito e do Fim-de-Semana Gastronómico “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”, o destaque vai para um Safari Gastronómico “TuriRest D’Ouro”, que levará os inscritos pelos 21 restaurantes participantes na Festa à procura de pistas que ajudem a solucionar um questionário a fornecer pela organização.

Depois do êxito alcançado, em 2014, com um “workshop” que contou com a participação do chefe Hélio Loureiro, a Câmara Municipal de Gondomar repete a ideia. Primeiro com um “finger food de sável e lampreia”, um “workshop” da responsabilidade do chefe Elísio Bernardes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, com experiência a nível internacional, que irá partilhar com os restaurantes, formadores e formandos da Atual Gest novas modalidades de apresentação da lampreia e do sável, para degustação em pequenas porções. Depois, com um debate sobre “A pesca: ontem, hoje e amanhã”, com a participação dos pescadores de Ribeira de Abade, promovendo um encontro de gerações que visa despertar nos mais jovens o orgulho pelas tradições locais.

Projeto interessante, mas ainda em fase embrionária, é a certificação da lampreia do rio Douro. A ideia passa, na prática, por criar uma marca registada ligada à lampreia e ao rio Douro, mas tudo dependerá da frequência e uso que os pescadores derem ao Posto de Controlo e Registo de Pescado que foi, também hoje, inaugurado na Ribeira de Abade, mais concretamente na Praça dos Pescadores, que recebeu hoje uma placa referenciadora.

PROGRAMA

Apresentação Pública da 24.ª “Festa do Sável e da Lampreia”
13 de fevereiro | Tenda em Ribeira de Abade – 17.30

Workshop - Finger Food de sável e lampreia
18 de fevereiro | Casa Branca de Gramido – 16.00

Safari Gastronómico “TuriRest D’Ouro”
21 de fevereiro |Rota dos restaurantes participantes no Festival – 10.00

Concurso de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”
4 de março | Casa Branca de Gramido – 12.00

Entrega de Prémios e Diplomas aos Restaurantes Participantes no Festival
4 de março | A bordo de um barco Rabelo – 17.00

Workshop/Debate “A pesca: ontem, hoje e amanhã”
6 de março | Casa Branca de Gramido – 14.00

“Há Lampreia na Aldeia”
8 de março | Areja (Lomba) – 13.00

11.º Fim de Semana Gastronómico - “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”
13, 14 e 15 de março | Multiusos de Gondomar - Abertura: 19.30

“Artesanato D’Ouro”
13 a 15 de março | Multiusos de Gondomar - mesmo horário do fim de semana gastronómico

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.