Instituições do concelho assinam contratos de investimento superiores a três milhões de euros
publicado a 5 de Agosto de 2022

A Associação Dignidade e Futuro de Gondomar e o Centro Social de Soutelo assinaram contratos de comparticipação financeira com o Instituto da Segurança Social que vão permitir o alargamento da resposta social no concelho. O investimento, inserido no Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Resposta Sociais do PRR, é superior a três milhões de euros e servirá para a construção de infraestruturas de apoio direto à população mais idosa.

Deste modo, o contrato assinado com a Associação Dignidade e Futuro de Gondomar prevê um investimento público no valor de 2.141.700€ para a construção, no concelho, de uma estrutura residencial para pessoas idosas com capacidade para 60 utentes. Já a comparticipação no valor de 978.880€ assinada com o Centro Social de Soutelo prevê a construção de um centro de dia para 70 utentes e, ainda, a concretização da resposta de serviços de apoio domiciliário que irá abranger um total de 86 utentes.

Aquando da conclusão dos investimentos agora contratualizados, que se prevê para 2024, Gondomar passará a contar com uma resposta social mais robusta e alargada, tendo como principal objetivo a melhoria das condições de vida da população idosa do concelho. O Município, em articulação com as instituições que integram o Conselho Municipal de Ação Social, mantém-se focado no  desenvolvimento de outros projetos inovadores que respondam às necessidades sociais do concelho, nomeadamente ao nível da população idosa e cidadãos com deficiência.