José Adelino Maltez e Adriano Moreira nas Conferências do 25 de Abril
publicado a 10 de Abril de 2018

No âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Gondomar recebe duas personalidades marcantes para a materialização do sonho da liberdade e concretização da Revolução dos Cravos que, há 44 anos, derrubou o antigo regime e instituiu a Democracia. Nos dias 16 e 23 de abril, pelas 21.30 horas, na Casa Branca de Gramido, o Município recebe José Adelino Maltez e Adriano José Moreira, respetivamente, para duas conferências subordinadas ao tema em questão.

Natural de Coimbra, José Adelino Maltez é professor catedrático no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Detentor de vasta experiência pedagógica, lecionou nas universidades de Estrasburgo, Brasília e Timor Lorosae, e foi conferencista e consultor das universidades Agostinho Neto (Luanda), Beira Interior e Açores. Trabalhou como adjunto de vários gabinetes ministeriais, inclusive nos três governos de iniciativa presidencial do general Ramalho Eanes. Chamam-lhe politólogo, mas prefere o termo “repúblico”, já que espera ainda que, “neste reino por cumprir, se instale verdadeiramente a República”.

Nascido em Macedo de Cavaleiros, Adriano Moreira tornou-se advogado pela Universidade de Lisboa e doutorado com a tese “Europa em Formação”. É professor honoris causa, catedrático e universitário em diversas universidades portuguesas e brasileiras, na área de ciência política e política internacional. Destacou-se pelo seu percurso académico e, mais tarde, pela sua ação como Ministro do Ultramar do Estado Novo. Após o 25 de Abril de 1974, teve um percurso político marcante como Presidente e deputado do CDS-PP e, ainda, Vice-Presidente da Assembleia da República. Foi galardoado com os mais diversos prémios e condecorações, desde Medalhas de Mérito e Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, por exemplo, à Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de África.