Iniciou-se, hoje, com o ato simbólico de lançamento da primeira pedra, as obras do Arranjo Urbanístico do Largo de São Brás, um dos locais de maior valor histórico e cultural de Baguim do Monte.
Para Marco Martins, Presidente da Câmara de Gondomar, a importância desta obra na requalificação urbanística do Largo de São Brás, situado no coração da freguesia e que padece de problemas relacionados com a mobilidade e sinistralidade, é vital. “É um espaço que vai ser dotado de novas zonas de lazer e fruição de espaço público, aumentando a segurança e mobilidade e diminuindo a sinistralidade”, destacou o edil.
O Arranjo Urbanístico do Largo de São Brás vai valorizar a zona do Largo da Igreja de São Brás e espaços envolventes, contemplando a ampliação dos atuais passeios, a construção de novas zonas de encontro multigeracional, bem como a introdução de novas zonas de estadia e lazer, entre as quais se destacam um anfiteatro ao ar livre e um parque infantil.
A obra, orçada em mais de 646 mil euros, suportados inteiramente pela autarquia, tem um prazo de execução previsto de meio ano, sendo expectável que os baguinenses e todos os gondomarenses possam usufruir do novo espaço já no próximo verão.