Lançada a primeira pedra da Unidade de Saúde de Baguim do Monte. “Mãos à obra!”
publicado a 19 de Dezembro de 2016

Ao cabo de dez anos de trabalhos e projetos, a Unidade de Saúde de Baguim do Monte deu hoje um passo fundamental com o lançamento da primeira pedra da futura construção na quarta maior freguesia do Concelho de Gondomar. “Mãos à obra!”, desafiou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, perante Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Pimenta Marinho, Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS)-Norte, Nuno Coelho, Presidente da Junta de Freguesia local, entre outras individualidades.

Depois das naturais palavras de agradecimento a todos os que, de alguma forma, intercederam pela concretização deste projeto – onde a Câmara Municipal investiu 700 mil euros ao adquirir o terreno que hoje alberga o Centro Escolar de Baguim e em breve o Centro de Saúde local –, Marco Martins destacou que a concretização do sonho só foi agora possível concretizar com o esforço conjunto do Governo, da ARS, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. “E foi possível porque demos as mãos e trabalhámos todos juntos para o futuro, foi uma missão de todos”, vincou o Presidente da Câmara Municipal.

Já Fernando Araújo disse que este ano surgiram mais 243 médicos de família no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e acrescentou que foram gastos 15 milhões de euros na construção ou remodelação de 36 centros de saúde em todo o país. "Temos cerca de 60% das medidas do Governo na área da saúde executadas ou com a execução iniciada", referiu o governante, defendendo que "2016 representa um ano de viragem para o SNS".

Na sua intervenção, Nuno Coelho não se cansou de agradecer e reconhecer o esforço feito por dezenas de pessoas em prol do equipamento há muito “ansiado pela população”.