Lipor e Parque das Serras do Porto assinam protocolo de colaboração
publicado a 15 de Outubro de 2018

Foi hoje assinado, em Gondomar, um protocolo de colaboração entre a Lipor e a Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, visando integrar mais dez hectares deste espaço verde no “Programa Metro Quadrado”.

O Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira, explicou que, no âmbito desta parceria, a empresa de gestão dos resíduos de oito municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) irá promover a "criação e manutenção de bosques autóctones, promovendo a biodiversidade, os serviços de ecossistemas, a amenização paisagística e a redução do risco de incêndio”.

Por seu turno, o Presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, José Manuel Ribeiro, destacou a dimensão do projeto deste espaço verde, que classificou como uma “infraestrutura verde” única. O estudo para a criação de um Programa Estruturado de Florestação "para geração de créditos de carbono" e que tem como objetivo funcionar como "financiador do projeto de recuperação e valorização do Parque das Serras", foi outro dos pontos-chave da intervenção do também Presidente da câmara de Valongo.

“Valorizar o papel das parcerias celebradas para tornar sustentável o projeto” foi o mote que Marco Martins, Presidente da Assembleia Intermunicipal da Lipor, deixou aos presentes. O autarca gondomarense ressalvou a importância do projeto do Parque das Serras do Porto, uma infraestura com seis mil hectares que representam um desafio para a nova geração de autarcas presentes, mas uma herança de proteção da fauna e flora para as próximas décadas. O Porto não tem só o património histórico e cultural. Tem também um património “verde” único, o Parque das Serras do Porto, destacou Marco Martins.

"Programa Metro Quadrado"

O “Programa Metro Quadrado” integra um conjunto de operações que asseguram a manutenção das áreas e cujas atividades compreendem marcação e proteção, limpeza de matos, correção de caldeiras, controlo de plantas invasoras, substituição de falhas, podas de formação e monitorização das áreas abrangidas pelo programa.

,