Loja Interativa de Turismo ficará na Casa de Gramido
publicado a 28 de Abril de 2014

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), assinaram, hoje de manhã, na Casa Branca de Gramido, em Valbom, um contrato de financiamento da Loja Interativa de Turismo de Gondomar, aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte. A candidatura envolve um total de 224 mil euros, 71,4% dos quais serão comparticipados pelo FEDER. Ao ato assistiu Jorge Magalhães, Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte.

Na Casa Branca de Gramido, onde ficará situada a Loja Interativa de Turismo de Gondomar, será possível ao turista, brevemente, visualizar e selecionar os seus pontos de interesse num mapa interativo de Gondomar. O espetador terá uma noção espacial da localização de cada ponto de interesse, podendo, assim, definir as visitas a realizar, com informação mais completa e detalhada sobre cada uma. Será, também, possível realizar visitas virtuais, através de fotografias interativas (720º), diurnas, noturnas e semi-aéreas (360º), ficando-se a conhecer um local mesmo antes de o visitar, com imagens e perspetivas reais. Será disponibilizada uma aplicação para smartphones passível de ser descarregada que funcionará “offline”, além de um roteiro em suporte papel.

O Município poderá ainda conceber roteiros temáticos interativos, possibilitando ao turista organizar a sua visita através de temas caraterísticos da região.

De referir que em Gondomar não há um posto de turismo e o contrato hoje assinado representa mais uma aposta no Douro.