“Lugar de Memória”: revista sobre a história, identidade e património de Gondomar
publicado a 20 de Janeiro de 2021

O Município de Gondomar lança a revista “Lugar de Memória – História, Identidade & Património”, uma publicação cujo principal propósito é o de cumprir com o dever coletivo de preservar e transmitir às gerações futuras a história, identidade e património do concelho.

Entre as mais de cem páginas, encontram-se registos fotográficos e textos cedidos por munícipes anónimos, ilustrações assinadas por Marisa Silva, bem com alguns registos fotográficos do próprio Arquivo Histórico do Município, o qual será apresentado ao público em breve.

Estarão disponíveis três mil exemplares para venda, os quais devem ser adquiridos através do preenchimento de formulário no site do Município, com o custo simbólico de dois euros (portes incluídos).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, “falar de Gondomar é falar de História. E estando esta intrinsecamente ligada à memória, à identidade e ao património, importa manter vivas as vivências, as histórias e estórias do passado, bem como, preservar a nossa identidade, o nosso património material e imaterial.”.

Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, considera que a revista é “um meio privilegiado para a divulgação de trabalhos realizados sobre o nosso património, etnografia ou costumes locais, o nosso território e as nossas gentes, bem como sobre a atividade, sempre muito presente, do nosso movimento associativo”.

“Lugar de Memória – História, Identidade & Património” viaja por Gondomar e pretende chegar às novas gerações, promovendo junto delas o interesse e a curiosidade sobre os assuntos da sua terra e integrando-as, o mais possível, neste dever coletivo de preservar e passar de testemunho.

Assista ao vídeo de apresentação da Revista: