Mais de 2500 lampreias registadas no posto de Ribeira de Abade
publicado a 28 de Maio de 2019

Na época de 2019 foram registadas 2520 lampreias no Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, na Ribeira de Abade, em Gondomar. Entre 28 de janeiro e 30 de abril houve 65 dias de marés ou, se se preferir, 65 dias de atividade, mais 16% do que na época de 2018.

Neste ano, pouco chuvoso, a força das águas libertadas pela barragem de Crestuma/Lever permitiu o exercício da atividade de forma regular, embora o número de lampreias registadas tenha diminuído cerca de 23%, por comparação com o verificado em 2018, o que, na opinião dos pescadores mais experientes, foi fruto da referida “escassez da chuva”. Como consequência, a lei da oferta e da procura funcionou e o preço médio subiu de 16 euros por unidade, em 2018, para 21,5 euros, este ano.

No período em causa, o volume de negócios global superou os 54 mil euros, o maior valor de sempre registado neste posto de pescado.

O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar, Docapesca e Vianapesca, não tendo sido registadas, pelas autoridades policiais e por mais um ano consecutivo, quaisquer ocorrências. Revela-se, pela quinta época seguida, uma atividade piscatória respeitável e em nítida ascensão.