Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Mau tempo regressa a Gondomar
publicado a 12 de fevereiro de 2016

A intempérie está de volta a Gondomar. Ao longo do dia, a chuva persistente ajudou a que os rios Ferreira e Sousa galgassem as margens. Os campos ficaram alagados e algumas habitações foram invadidas pela água. Ao fim da tarde, as oito comportas descarregadoras da Barragem de Crestuma, na bacia do Douro, tiveram de ser abertas.

Durante o fim-de-semana a situação meteorológica deverá manter-se semelhante à vivida hoje, o que levou o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro a emitir um aviso laranja.

Considerando as condições de precipitação intensa e persistente que atinge de forma significativa as regiões do Minho e Douro Litoral, com afetação das albufeiras do Douro, em especial nos rios Tâmega, Tua e Paiva com valores acumulados de precipitação acima dos 100mm, e a agitação marítima, que poderá permitir uma ondulação com cerca de sete metros de altura, o CPPC emitiu um aviso laranja.

Em causa estão os solos saturados em conjugação com o aumento de caudais, resultando no agravamento da necessidade de descarga da albufeira de Crestuma.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.