Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Meio século de Zulmiro em livro
publicado a 10 de março de 2019

O Auditório Municipal de Gondomar encheu, hoje, para a apresentação de um livro que celebra meio século da obra de um dos maiores escultores nacionais. “Zulmiro de Carvalho - Escultura 1968-2018” reúne o trabalho do escultor gondomarense, uma obra que complementa a exposição homónima em exposição na sala Júlio Resende do Auditório Municipal de Gondomar, mas também integra os textos, criticas e opiniões de amigos, artistas e críticos de arte.

Luís Filipe de Araújo, Vice -Presidente do Município de Gondomar, destacou o orgulho em Zulmiro de Carvalho, um cidadão de um país inteiro. “A sua obra encontra-se na essência das coisas e essa singularidade faz dele intemporal. Ultrapassa o elogio fácil, tudo nele justifica motivo para significativo orgulho para o seu e nosso concelho de Gondomar”, frisou o autarca.

Também Agostinho Santos, curador da exposição, destacou as qualidade artísticas e humanas do escultor . “Fosse Zulmiro natural de Lisboa e estou certo que o destaque e reconhecimento seria muito maior”, lançou o artista em forma de lamento.

Zulmiro de Carvalho, por seu turno, agradeceu a todos, sem exceção, o apoio e carinho demonstrado, deixando um agradecimento em particular ao Município de Gondomar, sem o qual a obra não seria possível. “Esta exposição transporta a minha obra, espalhada um pouco pelo Mundo, para as mãos e olhos de todos. Só isso já a torna de alguma forma especial”, finalizou o escultor.