Ministro das Infraestruturas visita obras da futura Via Nordeste
publicado a 25 de Junho de 2021

Hoje, dia 25 de junho, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, visitaram as obras da futura Via Nordeste, em Rio Tinto. A obra visa a construção de uma das principais vias do concelho, com vista a uma melhor fluidez de trânsito.

Após a visita, Pedro Nuno Santos anunciou que o Governo está a estudar a comparticipação do prolongamento desta Via até à autoestrada A4.

Um anúncio que o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, vê com bons olhos: "procuramos sensibilizar para a necessidade de completar, com um troço de 700 metros, todo este investimento do Município de Gondomar - que ultrapassa os 12 milhões de euros - com a ligação à A4 para que, além desta ser uma via que descongestiona o trânsito em Baguim do Monte e Rio Tinto, se possa também ligar à rede de autoestradas do país, através da ligação ao nó de Ermesinde da A4".

Mais de 12 milhões de euros investidos para uma melhor mobilidade:

A futura Via Nordeste ligará, numa primeira fase, o Nó de Rebordãos à Rua da Granja numa extensão de 2,2 km e representa um investimento de cerca de 8 milhões de euros (entre obra, aquisição de terrenos, projeto e fiscalização).

Numa segunda fase, será feita ligação à Via Estruturante Norte-Sul, uma obra também a decorrer, permitindo criar um anel rodoviário em torno de Rio Tinto e Baguim do Monte, assim como, uma ligação à A4.

Ambas as vias, previstas há mais de 30 anos, terão um impacto positivo na fluidez do trânsito e permitirão uma melhor mobilidade, permitindo saídas e entradas no concelho em pontos nevrálgicos e evitando o tráfego mais denso na zona urbana.

Para além da via rodoviária, ambas as obras contemplam a construção de uma via pedonal e ciclável.

As obras da via nordeste estão a ser feitas ao abrigo do cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte