“Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” para ver no CEA da Quinta do Passal
publicado a 20 de Maio de 2022

O Município de Gondomar e o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - da Universidade do Porto inauguraram, esta quinta-feira, dia 19 de maio, as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal.

Por estes dias, entrar na Quinta do Passal é como descer às profundezas do oceano, onde os ecossistemas batalham diariamente pela sobrevivência face a uma ameaça sem precedentes: o plástico. As esculturas são feitas de plástico recolhido das praias e estarão expostas na Quinta do Passal até dia 16 de outubro de 2022.

Ambas as exposições pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população. Todos os dias, ouvimos notícias preocupantes sobre o plástico que chega aos Oceanos: baleias que dão à costa com dezenas de quilos de resíduos no estômago; plástico descoberto em grande quantidade nos fundos oceânicos; microplástico encontrado no sal marinho ou em outros produtos do mar que comemos; milhões de animais marinhos mortos devido à ingestão de plástico.

A exposição “Monstros Marinhos” é constituída por numerosas esculturas e instalações idealizadas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida e executadas apenas com plásticos recolhidos nas zonas balneares, que recria um fundo do mar composto por criaturas imaginárias e assustadoras. Nesta instalação surge um polvo gigante, anémonas e peixes coloridos, que retratam de forma figurada as novas “espécies” de plástico que estão a invadir o Oceano.

“Mar de Plástico”, por sua vez, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos. Os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito opressivo da acumulação de plástico no meio marinho.

As duas exposições apresentam, assim, forte impacto visual, para denunciar este novo normal onde o plástico se assumiu como uma espécie invasora e predadora dos ecossistemas marinhos. Uma iniciativa inserida na campanha Ocean Action Hub que pretende contribuir para a literacia do oceano e sensibilizar para o impacto da poluição no mar.