Câmara Municipal de Gondomar

Município de Gondomar recusa aumento da tarifa da água
publicado a 30 de Dezembro de 2020

Ao recusar proceder à atualização tarifária anual, o Município de Gondomar assume não aumentar a tarifa da água, contrariando o estipulado no contrato de concessão com a empresa Águas de Gondomar (AdG).

Apesar da obrigatoriedade, estipulada no contrato, de proceder anualmente à atualização a tarifa da água, o Executivo Municipal entende que, não havendo inflação em 2020, não devem ser realizados aumentos na tarifa da água.

Em anos transatos, a atualização da tarifa da água esteve sempre abaixo da inflação. Em 2018, por exemplo, a negociação entre o Executivo Municipal e a concessionária permitiu que a atualização da tarifa fosse apenas de 0,97%, quando a inflação chegava aos 1,5%. Este ano, pela primeira vez, o Executivo Municipal rompe com a obrigatoriedade de atualização estipulada no contrato de concessão assinado em 2001 e com duração de 30 anos, isto é, em vigor até 2031.

Esta recusa – a qual implica custos acrescidos para a Câmara Municipal – encontra-se no pacote da negociação global que o Município de Gondomar está, de momento, a tratar com a Administração da Águas de Gondomar.