Município de Gondomar requalifica Estrada de D. Miguel
publicado a 8 de Agosto de 2020

A Câmara Municipal de Gondomar viu aprovado o concurso, no valor superior a 1,5 milhões de euros, que visa a primeira fase das obras de requalificação da Estrada de D. Miguel.

Com um prazo de execução de 375 dias, esta primeira fase das obras irá reformular o troço entre a Rotunda das Mimosas e a Feira da Bela Vista, extensão de via que faz a ligação entre as freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

O trajeto será reformulado de forma a garantir maior segurança, nomeadamente, através da diminuição da largura das faixas de rodagem e da construção de passeios e de uma ciclovia. Ao longo do troço, serão colocadas lombas redutoras da velocidade e eliminados oito “pontos negros” de sinistralidade.

Paralelamente, e a pensar numa segunda fase de obra, o Município de Gondomar está a realizar estudos rodoviários sobre os dois viadutos que existem na Estrada D. Miguel: o viaduto do Alto da Serra (em São Pedro da Cova) e viaduto do Elétrico (em São Cosme). Estes viadutos, com mais de 25 anos, revelam deficiências estruturais. Com base nestes estudos, poderá ser decidida a sua eliminação ou a sua requalificação.

Esta é uma via estruturante no concelho, a qual regista elevada sinistralidade rodoviária, desde acidentes entre veículos a atropelamentos com vítimas mortais, sempre por incumprimento do código da estrada.

A Estrada D. Miguel, que liga o concelho de Valongo à estrada marginal na Foz do Sousa, em Gondomar, tem um total de 12 quilómetros e atravessa várias freguesias do município.