Município e Movimento Associativo assinam contratos de apoio
publicado a 29 de Outubro de 2021

Decorreu, na noite passada, a cerimónia de outorga dos contratos de apoio ao Movimento Associativo, entre cerca de 200 instituições do concelho de Gondomar e a Câmara Municipal, no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo do Município, nas áreas do Desenvolvimento Social, Atividade Cultural e Recreativa e Prática Desportiva, Socioeducativa e, pela primeira vez, da Proteção Animal e Ambiente.

Cerca de um milhão e meio de euros é a verba global deste apoio direto às associações e coletividades do concelho, a distribuir pelos diferentes subprogramas, à qual se somam apoios indiretos ao nível da logística, transportes e outros.

Na cerimónia protocolar que formaliza estes contratos de cooperação, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, lembrou o momento difícil pelo qual as coletividades, de uma forma geral, atravessam, provocado pela situação pandémica onde estas foram também muito importantes para a comunidade local. "Ao terceiro mês de pandemia, a Câmara Municipal de Gondomar adiantou 50% do subsídio", acrescentou, numa linha de apoio extraordinária que procurou evitar o encerramento das coletividades.

O autarca deixou votos para que todos possam retomar à sua normal atividade, reiterando que "o dinheiro gasto nas coletividades é um investimento" e, por isso, "a partir de amanhã, os apoios que não dependam de relatórios estão já disponíveis".

"Gondomar é um exemplo a nível nacional, no que se faz e como são apoiadas as coletividades e as associações concelho.", frisou ainda Manuel Pinto, Presidente da Federação da Coletividades de Gondomar.