Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Município e Fundação Júlio Resende vão celebrar contrato-programa
publicado a 3 de fevereiro de 2016

A Câmara Municipal de Gondomar decidiu, hoje de manhã, por unanimidade, em reunião pública realizada no edifício em Covelo da União de Freguesias da Foz do Sousa e Covelo, celebrar um contrato-programa com o “Lugar do Desenho- Fundação Júlio Resende” que visa o “apoio ao desenvolvimento das atividades culturais programadas” por esta última instituição.

De acordo com a minuta de contrato aprovada, o objetivo do Município e da Fundação Júlio Resende consiste em promover “sinergias que em tudo contribuam para o engrandecimento cultural da comunidade municipal” e potenciar os resultados das atividades desenvolvidas no Lugar do Desenho.

O Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende tem vindo a debater-se, nos últimos anos, com dificuldades económico-financeiras, o que poderia culminar na falta de capacidade para cumprir os objetivos estatutários, onde se prevê, também, que a Câmara Municipal de Gondomar esteja representada no Conselho de Fundadores.

Manter e divulgar o acervo de desenhos doados pelo Pintor Júlio Resende, reunidos ao longo da sua vida; contribuir para dar ao “desenho” o relevo que o Pintor e o grupo de fundadores lhe atribuem no conjunto das artes plásticas; e constituir um pólo dinamizador da vida cultural e artística da região e no país, tendo como referência a figura de Júlio Resende, são os objetivos do “Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende”.