Município de Gondomar aderiu ao Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF
publicado a 13 de Maio de 2016

O Comité Português para a UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância aprovou a adesão da Câmara Municipal de Gondomar ao Programa Cidades Amigas das Crianças.

Ao aderir a este projeto o Município de Gondomar compromete-se a planear e a implementar politicas orientadas por um vetor comum de aproximação ao cidadão e em particular às crianças.

O processo de construção de uma Cidade Amiga das Crianças baseia-se na aplicação dos direitos da criança nas decisões, políticas e programas do município. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos de forma a contribuir para o progresso das comunidades, tanto na atualidade como no futuro.

O conceito de cidades amigas das crianças foi criado em 1996 pela UNICEF, tendo como base fundamental a Convenção das Nações Unidas relativa aos Direitos da Criança, que aconselha as cidades a repensar as suas estruturas e, a partir delas, os serviços, o planeamento e a qualidade de vida que proporcionam aos seus cidadãos, particularmente às suas crianças.

Após a assinatura do protocolo de adesão, a Câmara irá elaborar o seu plano de ação, onde as necessidades, prioridades e direitos das crianças serão parte integrante das decisões, políticas e programas a implementar.