Município oferece livros aos alunos do 1.º Ciclo das escolas públicas
publicado a 25 de Maio de 2016

Tendo em consideração que o custo dos livros nos orçamentos familiares é, no arranque do ano letivo, um fator crítico de desestabilização da economia doméstica e que se consubstancia em desigualdades entre as crianças, a Câmara Municipal de Gondomar deliberou, hoje, por unanimidade, pagar na íntegra os livros do 1.º Ciclo a todos os alunos das escolas públicas do Município, a partir do próximo ano letivo. Serão abrangidas por esta decisão mais de 5000 crianças.

Em reunião de Câmara, o Executivo alterou o Plano Estratégico de Ação Social Escolar (PEASE) para contemplar aquela medida, que resulta de um compromisso eleitoral e traduz uma aspiração das associações de pais e das próprias escolas.

No que respeita aos auxílios económicos para material escolar o PEASE mantém-se sem qualquer alteração, isto é, os alunos carenciados na obtenção do material didático necessário ao desenvolvimento das atividades curriculares continuarão a ser apoiados. Beneficiam deste apoio os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública abrangidos pela Ação Social Escolar.

A deliberação de hoje visa garantir a igualdade de oportunidades de acesso a sucesso escolares a todos os alunos que estão atualmente vertidos no PEASE.