Nota de pesar pelo falecimento de Elói Viana
publicado a 14 de Junho de 2022

O Município de Gondomar vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Elói Viana, referência em Gondomar pela sua dedicação à ourivesaria.

Francisco Elói Gomes Viana nasceu em São Cosme, Gondomar, a 16 de março de 1933. Após os estudos primários ingressou no curso comercial na Escola Académica do Porto, da qual saiu com a firme intenção de se tornar um profissional da ourivesaria. Criou a sua empresa, de índole familiar, iniciando a atividade profissional que se prolongou por mais de 50 anos.

Tendo lutado pela valorização e reconhecimento da indústria da ourivesaria, esteve desde sempre ligado a organizações e associações do setor. Foi Presidente do Conselho Geral e da Direção da Associação dos Industriais de Ourivesaria e Relojoaria do Norte (AIORN) durante vários mandatos. Foi ainda responsável pela criação do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), criado em 1984, tendo sido membro do Conselho de Administração.

Das suas lutas pela defesa do setor destaca-se a manutenção da contrastaria em Gondomar e a criação do primeiro curso de designers de ourivesaria em Portugal, orientado pela Escola de Designers de Glasgow. Foi também um dos promotores iniciais da construção de um Parque da Indústria de Ourivesaria integrado no Centro Tecnológico da Ourivesaria, atualmente designado Goldpark.

A sua participação cívica não se limitou ao setor da ourivesaria. Jogador e treinador de voleibol, seccionista e diretor da Ala Nun’Álvares de Gondomar, durante mais de 20 anos, promoveu o primeiro intercâmbio desportivo internacional da Ala Nun’Álvares com o estado alemão do Sarre, tendo a comitiva sido chefiada pelo seu burgomestre. Foi também dirigente do Clube Gondomarense durante vários anos.

Elói Viana participou na campanha do General Humberto Delgado para a Presidência da República, em 1958, tendo também sido membro da Assembleia Municipal de Gondomar.

A dedicação ao associativismo e ao desenvolvimento do setor da ourivesaria foi homenageada com a atribuição do seu nome ao Prémio Nacional de Ourivesaria Elói Viana. Criada em 2018, a competição organizada pelo Município de Gondomar, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda e a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários visa distinguir o espírito de iniciativa e projetos inovadores a despontar na área da joalharia e ourivesaria.