Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

Novo dia dramático
publicado a 10 de agosto de 2016

As chamas não largaram Gondomar pelo sexto dia consecutivo. Valbom, Jovim e Foz do Sousa viveram hoje um dia dramático, debaixo de um céu completamente pintado de fumo negro. Mais de 300 homens, apoiados em mais de meia centena de viaturas e um meio aéreo combateram as três frentes de incêndio, consideradas como “ocorrências importantes” na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A autoestrada A43, também conhecida como IC29 ou via rápida de Gondomar, foi cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre os quilómetros 7 e 12, devido ao fogo em Jovim. Eram 8 horas e assim se manteve todo o dia.

Ao longo do dia, o posto de comando das operações em curso foi transferido para o Gondomar Goldpark, junto ao Centro de Saúde de Gondomar. Aqui acorreram, também, numa campanha de solidariedade espontânea, dezenas de munícipes e de responsáveis de empresas sediadas no Concelho, onde depositaram as suas dávidas (água e sumos, essencialmente, mas também fruta e sanduíches). Ali mesmo, 24 horas por dia, poderão continuar a ser confiados os donativos para os bombeiros, encarregando-se a Câmara Municipal de Gondomar de os fazer chegar aos seus destinatários.

O Município de Gondomar agradece publicamente a todas as forças e instituições envolvidas nesta operação – bombeiros, sapadores florestais, INEM, GNR, PSP, Exército e Juntas de Freguesia – pelo empenho que têm revelado e pela sua total entrega e disponibilidade.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.