Novo reforço da recolha seletiva de resíduos urbanos
publicado a 5 de Dezembro de 2018

A Câmara Municipal de Gondomar e a Rede Ambiente apresentaram hoje, em São Pedro da Cova, a nova viatura pesada destinada à recolha seletiva de resíduos urbanos no sistema porta a porta. Este sistema de recolha, que teve início em abril deste ano, abrange já cerca de 3200 habitações.

A nova viatura possui características diferenciadoras da restante frota. Não só é movida a gás natural, combustível mais ecológico, como também se encontra equipada com um sistema de leitura de radiofrequência (RFID) que permite a monitorização do sistema de recolha. Deste modo, está já preparada para uma posterior implementação do futuro sistema de faturação PAYT, um sistema que permitirá ir ao encontro do princípio do poluidor-pagador.

A aquisição deste equipamento, que contou com o cofinanciamento do POSEUR, num investimento da Lipor no valor de 187 mil euros, reforça a frota já ao serviço da recolha seletiva, prevendo o Plano de Ação para os Resíduos Urbanos (PAPERSU) de Gondomar o alargamento desta forma de recolha a mais 16500 habitações até ao final de 2020.