O dia zero da nova vida de S. Pedro da Cova
publicado a 16 de Setembro de 2022

Decorreu hoje a assinatura do ato de devolução administrativa ao município de Gondomar dos terrenos das minas de S. Pedro da Cova, que foram cedidos à CCDR-N para que fosse possível concluir os trabalhos de remoção de resíduos perigosos das escombreiras. A cerimónia, que marca o dia zero de um novo futuro para os habitantes da freguesia, contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do Presidente da CCDR-N, António Cunha, e da Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Sofia Martins.

Marco Martins assinalou a importância do dia: “Depois de 14 anos de inércia, foi em 2014 que começamos a trabalhar para chegar até aqui. Tivemos muitos obstáculos pelo caminho, mas a 20 de julho saiu o último camião com resíduos perigosos e fez-se justiça para as populações deste território”.

O autarca salientou, ainda, que importa agora olhar para o futuro da zona intervencionada: “Vamos agora trabalhar em conjunto como trabalhamos até aqui para dignificar e valorizar este local. As minas são uma parte da nossa história e, juntando ao potencial ambiental e patrimonial, faremos deste lugar a porta de entrada para o Parque das Serras do Porto”.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática destacou a articulação entre os diferentes níveis do poder político que permitiram levar até ao fim a complexa empreitada. Duarte Cordeiro realçou ainda a importância dada pelo Governo à resolução de um dos maiores passivos ambientais do país, nomeadamente com reflexo nos instrumentos nacionais e europeus que estiveram na base do financiamento da obra, com custos na ordem dos 30 milhões de euros.

Já António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, realçou a “operação inédita que aqui se assistiu e que desata um nó na garganta destas populações. Nunca nada desta dimensão aconteceu, num processo muito complexo ao nível da obra, mas também logística e administrativamente”.

Por outro lado, António Cunha fez questão de notar a importância das sinergias entre os diversos atores políticos, científicos e académicos, sem as quais não teria sido possível levar o empreendimento a bom porto.

Com os terrenos das antigas minas de S. Pedro da Cova de volta à esfera do município, está já em perspetiva a valorização do território. A Câmara Municipal de Gondomar pretende criar um projeto de múltiplas valências, conjugando a importância histórica da região – da qual é exemplo a reabilitação já em curso do Cavalete do Poço de S. Vicente – com o potencial ambiental ligado à proximidade com o Parque das Serras do Porto. O objetivo será sempre o de devolver aos cidadãos um local para usufruto público e que seja uma referência na Área Metropolitana do Porto.