O novo centro de Gondomar será verde
publicado a 26 de Setembro de 2019

“Damos hoje mais um passo decisivo na mudança da cidade do betão para a cidade do verde, da qualidade vida, do futuro”. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, definiu desta forma a construção do Parque Urbano de Gondomar, um equipamento inclusivo e multigeracional, construído num terreno que o Município resgata da malha urbana e cria no “coração” de Gondomar um espaço verde com mais de 20 mil metros quadrados.

Na apresentação pública deste projeto, que decorreu nos jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar, Marco Martins destacou o aspeto revolucionário do equipamento, pensado não só para o presente, mas também para as gerações futuras e dando a Gondomar um novo centro, uma nova identidade.

O projeto, da autoria de um arquiteto de Gondomar premiado internacionalmente, Paulo Merlini, prevê um novo espaço verde com áreas 100% permeáveis, contribuindo desta forma para uma nova estrutura ecológica urbana.

Um lago artificial, uma zona de recreio infantil, equipamentos de fitness, parque canino, zona de jogos de mesa e espaços para eventos culturais são alguns dos equipamentos e usos distintos preconizados para o parque. O futuro parque urbano propõe um conjunto de soluções contemporâneas de usufruto público, com percursos pedonais que atravessam as áreas verdes, áreas temáticas e equipamentos mobilizadores de vários públicos e uma forte componente de consciencialização ambiental direcionada para a sustentabilidade ecológica.

O investimento estimado de quatro milhões de euros, suportado inteiramente pela Câmara Municipal de Gondomar, contempla ainda a criação de um anfiteatro ao ar livre, com capacidade para cerca de 250 lugares sentados, um interface para a futura ligação ao Metro e a criação de um corredor ecológico estruturante, tendo como ponto de partida a situação ecológica da área de intervenção e da articulação ecológica e funcional com o futuro Parque Urbano da Ribeira da Archeira.

O projeto estará em discussão pública até ao dia 31 de outubro, estando a conclusão da obra prevista para meados de 2021. Com este novo espaço, o Município eleva para nove o número de parques urbanos da rede concelhia, quatro dos quais na freguesia de São Cosme. A aposta nestes equipamentos verdes iniciou-se com o Parque Urbano de Rio Tinto, ao qual se seguiu o de Fânzeres/São Cosme. A rede inclui também os parques de Ramalde (São Cosme), Ribeira da Archeira (São Cosme e Valbom), São Pedro da Cova, Medas, nascente do rio Torto (Baguim do Monte) e Monte Crasto (São Cosme).

Parque ao detalhe
20 mil metros quadrados – área total de um espaço central público
800 árvores – prevista a plantação de mais de 800 árvores
1200 m2 -  criação de 1200m2 de área pavimentada multifuncional, dividida por três praças articuladas com o espaço urbano adjacente