O short documentary português que venceu em Cannes
publicado a 1 de Dezembro de 2020

O documentário curto “This is Our Time”, realizado na Islândia, em 2019, pelo olhar de Paulo Ferreira, é o trabalho vencedor do Cannes Corporate Media & TV Awards 2020, na categoria de Enviroment, Ecology and Sustainability.

O mais recente documentário curto de Paulo Ferreira traz consigo uma mensagem de sensibilização para os comportamentos humanos em relação ao planeta - casa em que todos nós habitamos. Apesar de ter sido produzido no período pré-pandemia, a mensagem que este trabalho difunde é bastante atual – um alerta para os tempos que correm e para a mudança necessária perante o mundo, mesmo em contexto de pandemia. Já reconhecido em festivais um pouco por todo o mundo, este trabalho foi também premiado, no passado mês de agosto, com os prémios: o Award of Excellence, na categoria Best Documentary Short, no festival internacional de cinema Las Vegas Movie Awards, em Las Vegas, e o Best Travel/Time-Lapse Short, no festival Los Angeles Independent Film Festival Awards, em Hollywood.

Nas palavras do realizador: “Este é o nosso tempo. O tempo de repensar comportamentos, o tempo de nos lembrarmos que todas as nossas ações trazem consequências. O tempo da era humana mostrar o seu valor e que somos merecedores de habitar esta casa, a que chamamos Terra”.

O trabalho do gondomarense Paulo Ferreira é já bem reconhecido cá dentro e além-fronteiras: recentemente viu premiado um trabalho realizado em tempos de confinamento, na cidade do Porto, no festival internacional de cinema Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.

Quem acompanha o trabalho do realizador não fica indiferente às imagens e às mensagens que este transmite. A promoção de mensagens de sensibilização e consciencialização ambiental e de lugares singulares, são já características do trabalho de Paulo Ferreira. As imagens captadas e acompanhadas por narrativas que conectam com as pessoas são apanágio do realizador.

A par destas mensagens, o fotógrafo e realizador de trabalhos como “Parque das Serras do Porto”, “Rota da Filigrana” e “O Charco”, disponíveis nas redes sociais do Município de Gondomar, homenageia o lado belo das paisagens e lugares não só da sua terra natal (Gondomar) mas também de Portugal e do mundo.