Obras no Cais da Lixa avançam em ritmo de cruzeiro
publicado a 13 de Janeiro de 2019

Decorrem a bom ritmo as obras no Cais da Lixa, estando prevista a sua conclusão para o próximo mês de maio.

Fruto do protocolo entre a Câmara Municipal de Gondomar e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.), o projeto vai permitir a implementação de quatro novos postos de acostagem, a criação de uma zona de estacionamento, ciclovia e via pedonal.

Também uma nova rotunda, que vai nascer junto ao local e permitirá o acesso ao novo cais, faz parte do projeto, que no valor global de 2,5 milhões de euros vai possibilitar ao novo Cais da Lixa receber até dez navios ao mesmo tempo.

Este equipamento é fulcral para a dinamização e desenvolvimento do Alto Concelho, existindo estudos que indicam um impacto na economia local de 2,6 milhões de euros por cada navio de cruzeiro.