Oferta de manuais escolares será feita através dos agrupamentos
publicado a 25 de Julho de 2016

Estão já definidas as regras de comparticipação a 100% dos manuais escolares (apenas os manuais) aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede escolar pública de Gondomar, no ano letivo 2016/2017. A informação para os agrupamentos escolares seguiu no final da semana passada e os pais e encarregados de educação já foram alertados via SMS.

Em relação aos manuais escolares, o Município de Gondomar comparticipa a 100% os manuais (e só estes) adotados pelo respetivo estabelecimento de ensino. Os cadernos ou fichas ou quaisquer outros materiais pedagógicos a adquirir por opção do encarregado de educação ou do professor titular não serão financiados pela Autarquia.

O Município de Gondomar assumiu o compromisso do desenvolvimento de uma Cidade Educadora e Amiga das crianças, que assenta desde logo na garantia das condições de acesso e sucesso em equidade. O peso do custo dos livros nos orçamentos familiares é, no arranque do ano letivo, um fator crítico de desestabilização do orçamento familiar e consubstancia-se em desigualdade entre as crianças. Os pais e encarregados de educação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede escolar pública de Gondomar deverão, agora, dirigir-se ao agrupamento do respetivo estabelecimento de ensino.

Estão também já definidas as verbas a atribuir aos alunos integrados nos escalões A e B da Ação Social Escolar. As verbas serão transferidas e geridas pelos Agrupamentos de Escolas, nos moldes em que já decorriam em anos anteriores.