“Onda Rosa” de novo em Gondomar
publicado a 16 de Outubro de 2018

O Município de Gondomar, a exemplo de anos anteriores, colabora em 2018 com a Liga Portuguesa Contra o Cancro na iniciativa “Onda Rosa”, campanha nacional de consciencialização para a importância da deteção precoce do cancro da mama.

O mês de outubro é associado, desde a década de 1990, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o "Mês Rosa”. Nesse sentido, celebra-se a 15 de outubro o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

Durante este período, a Câmara Municipal de Gondomar vai dinamizar ações de sensibilização, nomeadamente a iluminação em cor rosa do edifício da Câmara, e o desafio aos colaboradores a vestir uma peça de vestuário de cor rosa no dia 30 de outubro, criando o “Dia Rosa na CMG”.

A Câmara lançou o desafio a outras entidades e intervenientes municipais, como associações, agrupamentos de escolas e Juntas de Freguesias, para que estes se associem à iniciativa e a “Onda Rosa” possa invadir Gondomar, alertando para a importância da luta contra a doença.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (excluindo o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de seis mil novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.