Ordem dos Psicólogos Portugueses reconhece Gondomar como “Comunidade Pró-Envelhecimento”
publicado a 14 de Outubro de 2020

O Município de Gondomar foi galardoado com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, que distingue políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para esta distinção destaca-se a amplitude das políticas municipais de Gondomar, dirigidas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no concelho, que visam melhorar e preservar a saúde e a qualidade de vida da população sénior. Estas iniciativas pretendem diminuir o sentimento de solidão e isolamento, aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa, através da dinamização de atividades de aprendizagem ao longo da vida e ocupação dos tempos livres.

A iniciativa “Comunidades Pró-Envelhecimento”:

Apesar de ter sido lançada antes do atual contexto pandémico, a iniciativa torna-se ainda premente, uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, visando uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida. Uma Comunidade onde se trabalha de forma sistémica a fim de que o envelhecimento dos cidadãos ocorra com o maior bem-estar e saúde.