Parque das Serras do Porto continua a ganhar forma
publicado a 22 de Janeiro de 2016

No âmbito do projeto intermunicipal Parque das Serras do Porto, que prevê a criação de uma Área de Paisagem Protegida de Âmbito Regional, incluindo as serras de Gondomar, Paredes e Valongo, realizou-se, hoje, na Câmara Municipal de Valongo, uma reunião técnica, com a presença de elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP.

O projeto visa a criação de uma paisagem protegida de âmbito regional com uma área de 5700 hectares – Parque das Serras do Porto – constituída pelas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, um local com elevado potencial económico, cultural e ambiental. O acordo arranca com a criação de uma equipa intermunicipal focada em valorizar e proteger o território, por um lado aproveitando o contexto do novo quadro comunitário e, simultaneamente, numa época que antecede o período de incêndios.