Parque das Serras do Porto recebe Alto Patrocínio da Presidência da República
publicado a 1 de Fevereiro de 2017

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, honra os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo com a concessão do Alto Patrocínio da Presidência da República ao Parque das Serras do Porto.

O parque abrange aproximadamente 6.000 hectares e é um projeto geracional de cidadania e de ordenamento do território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, para ser desenvolvido ao longo de décadas, mas que vê serem já lançadas as bases da criação de uma unidade para a região, concretizando uma ideia antiga de 70 anos.

É assim um processo estratégico e um dos maiores ativos da Área Metropolitana do Porto, sendo simultaneamente, para além da política de transportes e mobilidade, o mais agregador desta associação de municípios. Está integrado numa região com elevado potencial económico, cultural e ambiental e pretende promover o Porto não como cidade mas como região.

A classificação como área protegida das Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, constituiu o ponto de partida para uma estratégia comum aos três municípios, conscientes de que na partilha de interesses e objetivos e na conjugação de vontades, recursos e conhecimento está uma força motriz que conduz de facto a uma atuação mais abrangente, melhor fundamentada e sustentada, com maior capacidade de concretização e de captação de investimento e também com maior visibilidade.

Os três municípios têm adotado medidas preventivas e desenvolvido ações e projetos que visam a conservação e a promoção da qualidade de vida dos munícipes, contando para tal com o apoio de entidades científicas e associativas. Contudo, para dar continuidade a estas intervenções, promoveram a criação da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e desencadearam os mecanismos necessários à classificação da área como Paisagem Protegida Regional.

“A distinção atribuída pela Presidência da República motiva-nos ainda mais a concretizar os compromissos a que os três municípios se têm obrigado”, diz Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

“O Alto Patrocínio do Sr. Presidente da República ao Parque das Serras do Porto significa o reconhecimento da importância do projeto na mais alta instância, o que nos enche naturalmente de orgulho e reforça ainda mais o nosso compromisso”, afirma, por seu turno, Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Já José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, garante que “não é todos os dias que se cria uma infraestrutura verde desta dimensão numa área metropolitana em Portugal e, por isso mesmo, o Alto Patrocínio que o senhor Presidente da República entendeu conferir ao Parque das Serras do Porto é o maior estímulo que podíamos esperar e é também uma homenagem aos 40 anos de Poder Local e à sua capacidade de empreender”.

Sobre o Alto Patrocínio da Presidência da República
Para além das suas prerrogativas como Chefe de Estado, o Presidente da República pode fazer um uso político particularmente intenso dos atributos simbólicos do seu cargo e dos importantes poderes informais que detém. E todas as cerimónias em que está presente, ou os discursos, as comunicações ao País, as deslocações em Portugal ou ao estrangeiro, as entrevistas, as audiências ou os contactos com a população, tudo são oportunidades políticas de extraordinário alcance para mobilizar o País e os cidadãos.

O Alto Patrocínio do Presidente da República faz uso destes atributos simbólicos como forma de promover, incentivar e mobilizar o País e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal.

O Alto Patrocínio é uma chancela e um contributo do Presidente da República para concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento de base e primordial.