Parque das Serras do Porto recebe apoio do Fundo Ambiental
publicado a 19 de Setembro de 2018

O Parque da Nossa Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, Paredes, em pleno Parque das Serras do Porto, foi o cenário natural perfeito para a cerimónia de assinatura dos protocolos do Fundo Ambiental, no âmbito da Conservação da Natureza e Biodiversidade. Um coro infantil, que entoou o hino do Parque das Serras do Porto, recebeu os convidados e signatários da cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e que contou também com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Neste espaço, Matos Fernandes destacou o valor dos projetos que o Fundo Ambiental vai apoiar, fruto da qualidade dos promotores, organizações não-governamentais e Autarquias. Estas últimas, destacou o governante, têm hoje um papel fundamental na conservação da Natureza, fruto da mudança de mentalidade e definição de prioridades. “O Parque das Serras do Porto, cujo projeto é hoje contemplado com apoio do Fundo Ambiental, é um dos sinais dessa mudança de mentalidade, numa assunção do papel que as autarquias têm na reconstituição e preservação dos ecossistemas naturais originais”.

Anteriormente, Célia Ramos tinha destacado a diversidade da Natureza e âmbito dos 16 projetos que hoje foram apoiados, num desafio intergeracional que a todos envolve. “Eles são um exemplo de um ciclo virtuoso que devemos repetir: recuperar, apropriar e cuidar”, destacou a governante.

O projeto da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que junta Gondomar, Paredes e Valongo, foi apoiado com um financiamento de quase 100 mil euros pelo Fundo Ambiental, referente ao apoio a projetos no âmbito da conservação da Natureza. O Fundo Ambiental, que tem como missão apoiar políticas ambientais sustentáveis, a melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural e a conservação da biodiversidade do país, elegeu 16 projetos para financiamento, num montante total que ultrapassa um milhão de euros.