Participaram mais de 600 crianças no Programa de Ocupação de Tempos Livres de Gondomar
publicado a 4 de Agosto de 2022

Decorrido no passado mês de julho, o Programa de Ocupação de Tempos Livres promovido pelo Município de Gondomar para as férias de verão abrangeu 617 crianças e 118 técnicos e monitores. O aumento do número de participantes envolvidos e a abrangência das atividades comprova o sucesso da iniciativa, que totalizou 545 horas, materializadas em perto de 176 atividades com o objetivo principal de proporcionar a saudável ocupação dos tempos livres através da participação em atividades de enriquecimento da experiência pessoal.

As Casas da Juventude, o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, a Biblioteca de Gondomar e os estabelecimentos de ensino básico público foram as estruturas envolvidas no programa, composto por um conjunto diversificado de atividades de cariz pedagógico, de animação socioeducativa, de componente de apoio à família, assim como visitas de estudo informais e experiências práticas e sensoriais, tanto no âmbito geográfico do concelho como da Área Metropolitana do Porto.

Ao longo da última semana decorreram as atividades de encerramento do programa, também marcadas por muitas novidades. O Parque Urbano de Rio Tinto recebeu 350 crianças e jovens para um final de tarde dedicado à animação e ao lazer. Na reta final, 200 crianças e jovens pernoitaram no Multiusos de Gondomar, numa atividade inédita que teve como objetivo proporcionar uma noite lúdica e divertida em comunidade.

Para Luís Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar: “O sucesso do programa superou todas as expectativas. Construímos uma iniciativa pensada nos mais novos, em que o objetivo foi inovar face ao que já tínhamos feito, e a recetividade dos munícipes não podia ter sido melhor. O feedback que temos recebido tem sido muito positivo”. Deste modo, é possível esperar que o programa se mantenha nas interrupções do próximo ano letivo.