Pensar o futuro com a Banda Musical de Gondomar
publicado a 31 de Outubro de 2015

Foi apresentada no Auditório Municipal de Gondomar a monografia “Banda Musical de Gondomar – 150 anos”, da autoria de Daniel Fernandes, dedicada, precisamente, à coletividade mais antiga do município. Pensar no futuro, aprender no presente, honrar o passado, lê-se no subtítulo da obra de mais de 400 páginas. Foi o que foi feito ontem à noite, numa sessão que contou com a presença de Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e que foi também pretexto para a inauguração, na Sala Júlio Resende, de uma exposição documental dedicada à BMG e que estará patente até 13 de novembro.

A obra é um registo documental que abarca o percurso histórico da BMG desde a sua fundação, em 1863, até 2013, ano em que formalmente se assinalou a passagem do 150.º aniversário. É “um pedaço da história do Município”, como sublinha Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, num texto que assinou para o livro.

Além de ser o primeiro trabalho do género, o autor debateu-se com a escassa documentação disponível e, ainda, a existência de várias nomenclaturas antes da atual e as sucessivas instalações provisórias por onde, por certo, se perdeu um acervo apreciável.

Foi, por isso, a fundos paroquiais, confrarias e periódicos que Daniel Fernandes lançou mãos para poder construir uma narrativa documentada do percurso da banda que oscila entre meados do século XIX, com o Padre João Ramos das Neves, da paróquia de São Cosme, ao século XXI, com o Maestro Luís Carvalhoso.

Não desvendando nenhuma das vicissitudes por que passou a BMG – incluindo a que, nos anos 1960, poderia ter ditado o seu fim com toda a naturalidade – sempre se acrescenta que o papel dos gondomarenses, neste feliz desenlace, foi determinante. Razões de sobra para que hoje se sonhe com a implementação de uma orquestra infantil, um projeto de ampliação da sede social e a institucionalização de um conservatório de música em Gondomar.