Planos de Emergência entregues ao Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara
publicado a 1 de Março de 2019

Foram entregues hoje, no Largo de Júlio Dines, em Fânzeres, os Planos de Emergência das seis Escolas do Agrupamento de Escola de Santa Bárbara (Escolas Básicas de Alvarinha, Santa Eulália, Montezelo e Bela Vista 2, e Jardins de Infância da Bela Vista e de Santa Bárbara). A iniciativa foi pretexto para se assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil.

Dos Planos de Emergência constam os procedimentos de utilização dos espaços em causa e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adoção de medidas para fazer face a uma situação de emergência. Visam garantir que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e são utilizados corretamente, e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança para um ponto de encontro.

Os planos em causa derivam de uma obrigação legal, que define a obrigatoriedade de todos os edifícios, frações autónomas e recintos públicos adotarem medidas de segurança contra incêndios em edifícios, independentemente da sua utilização e envolvente.