Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom reabre para nova temporada
publicado a 14 de Fevereiro de 2022

Em 2021, devido ao decréscimo da atividade da restauração provocado pela situação pandémica, o Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom não abriu portas à temporada de pesca. Em 2020, foi também atípico para esta atividade que se viu forçosamente interrompida em função do confinamento declarado em meados de março. Volvidos praticamente dois anos, o Posto reabre portas a uma safra bastante desejada.

Recorde-se que os dados do Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom mostraram que, já em 2020, de 16 de janeiro a 18 de março (ou seja, em apenas 37 dias de atividade), tinham sido capturadas 1913 lampreias, o que significava já um aumento de 23,1% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Este era um forte sinal de que o ano de 2020 estava a ser bastante positivo no que diz respeito quer ao número de lampreias capturadas, quer ao impacto económico que advém desta atividade.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Cláudia Vieira, Vereadora do Desenvolvimento Económico, visitaram hoje o local, em Ribeira de Abade, onde tiveram oportunidade de conversar com pescadores e responsáveis pelo Posto. Esta infraestrutura permite aos restaurantes interessados inscreverem-se por forma a adquirirem o pescado junto dos pescadores.

Localizado em Ribeira de Abade, o Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria entre os pescadores, o Município de Gondomar e a Vianapesca.