Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom abriu hoje
publicado a 1 de Fevereiro de 2016

Foi aberto hoje à tarde o Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, em Ribeira de Abade, num ato simbólico que contou com a presença de Carlos Brás, Vereador do Desenvolvimento Económico. O posto, que se manterá em funcionamento até 30 de abril, funciona pela segunda época consecutiva de pesca da lampreia e do sável e é fruto de uma parceria entre pescadores, Município de Gondomar e Vianapesca.

Ao proporcionar condições de descarga e registo das capturas aos pescadores do rio Douro fica demonstrado que a pesca, embora seja uma atividade sazonal, deve ser respeitada como qualquer outra atividade económica. Só hoje, nas primeiras horas de funcionamento do posto, foram efetuados sete registos, tendo-se apresentado em Ribeira de Abade, além de pescadores de Gondomar, artesãos de Arnelas e de Avintes, Vila Nova de Gaia.

A navegação no rio Douro está suspensa, devido à destruição de muitas bóias de sinalização e aos detritos em suspensão nas águas, devido ao mau tempo verificado em dezembro e início de janeiro, mas, fruto da ação de sensibilização do Município de Gondomar junto da Secretaria de Estado das Pescas, APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) e Polícia Marítima, foi possível, na sexta-feira da semana passada, o levantamento da interdição, graças a um regime de exceção que reconhece “a especificidade da pesca local, especialmente a sazonalidade da pesca da Lampreia”.

Como novidade, este ano, destaque para o facto dos restaurantes interessados poderem inscrever-se no Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom adquirindo o pescado diretamente junto dos pescadores.