Presidente da Câmara destaca “aposta” na atração de turistas
publicado a 14 de Fevereiro de 2014

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, classificou o turismo, hoje à tarde, como “braço armado da economia”, durante a sessão de apresentação pública da XXIII “Festa do Sável e da Lampreia”, na Casa Branca de Gramido, em Valbom. Depois de considerar que o prémio atribuído esta semana ao Porto como melhor destino europeu é, também, uma distinção para a região e o Norte, Marco Martins apontou uma “aposta forte” do Executivo camarário na dinamização da economia local com a atração de turistas.

A cerimónia foi aberta por Carlos Brás, Vereador do Pelouro do Turismo, que anunciou a Casa Branca de Gramido – um “símbolo do nosso património cultural e, ele próprio, um produto turístico” – como futuro posto de turismo do Concelho. Carlos Brás falou, em linhas gerais, na importância do turismo para a economia nacional, regional e local, destacando o prémio atribuído ao Porto, a distinção concedida ao rio Douro como melhor destino fluvial em 2013 e, ainda, o facto de existirem no Douro 19 operadores fluviais.

“Gondomar deve garantir uma oferta turística de qualidade, distinta e complementar à do Porto”, afirmou Carlos Brás, antes de detalhar o programa da XXIII “Festa do Sável e da Lampreia”.

A concluir, o Vereador do Pelouro do Turismo enunciou dois pontos que, no seu entender, são cruciais para o Município enquanto ponto turístico: “Em primeiro lugar a mudança de imagem, porque Gondomar é D’Ouro. Em segundo a criação da marca Gondomar, para criar oferta e agregar potenciais pontos de interesse”.

Antes interveio, ainda, Jorge Magalhães, Vice-Presidente do Turismo do Porto, que elogiou o Executivo de Gondomar pela aposta no turismo e sublinhou a necessidade de potenciar a oferta de Gondomar no contexto da região Porto.

Terra do Sável e da Lampreia

A XXIII “Festa do Sável e da Lampreia”, que se realiza entre os dias 14 de fevereiro e 16 de março, é um contributo para a afirmação nacional de Gondomar como Terra do Sável e da Lampreia, que valoriza a nossa herança gastronómica de gerações de cozinheiros que apuraram com sabedoria os sabores do rio Douro. Durante um mês, 18 restaurantes do Município terão sempre nas suas ementas, pelo menos, um prato de sável e outro de lampreia.

Organizada pelo Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, a “Festa” deste ano conta com a participação de 18 restaurantes no Concurso de “Sável Frito” e “Lampreia à Bordalesa”, que se realiza no Auditório Municipal de Gondomar. No dia 5 de março, os restaurantes participantes apresentarão as suas iguarias a um júri técnico e convidado, que classificará os pratos apresentados. Nessa mesma data serão entregues prémios aos três primeiros classificados e diplomas a todos os participantes.

O ponto alto da “Festa” acontecerá logo a seguir, nos dias 7, 8 e 9 de março, com o 10.º Fim de Semana Gastronómico – “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”, que se realiza no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Nesse fim de semana, os restaurantes “Cantinho das Manas” (Gondomar, S. Cosme), “Choupal dos Melros” (Fânzeres), “O Trombinhas” (Baguim do Monte) e “Ponte Freixo” (Rio Tinto) apresentam nas suas ementas pratos de sável e de lampreia, além de um ou dois alternativos. A entrada, com acolhimento personalizado, é gratuita e os preços serão acessíveis. O visitante poderá ainda usufruir, gratuitamente, de um programa de animação (com fado, bandas musicais, danças de salão e rítmicas e música popular portuguesa), sendo que para os mais jovens haverá jogos, ateliers e insufláveis.

Aos participantes no Fim de Semana Gastronómico será oferecido um passeio turístico em autocarro, em Gondomar, no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal de Gondomar e a empresa Douro Azul.

Neste fim de semana, a autarquia promove ainda o “Artesanato D'Ouro”, iniciativa cujo objetivo é possibilitar aos visitantes o contacto com artesãos do município, divulgando os seus produtos e diversificando o leque de ofertas turístico-culturais. A avaliação das peças será feita pelos visitantes do Fim de Semana Gastronómico, sendo distinguido o artesão da peça que melhor incorpore o tema proposto, rio.

Destaque, ainda, para o “show coking” do Chefe Hélio Loureiro, que se efetuará em data a anunciar na Casa Branca de Gramido. A iniciativa visa a partilha com os restaurantes e escolas (cursos de turismo) da vivência culinária de um dos mais conceituados chefes nacionais de grande conhecimento deste tipo de iguarias.