Programa de esterilização renovado para intervir em mais 100 colónias de gatos
publicado a 3 de Novembro de 2022

Em vigor desde o início deste ano, o Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), iniciativa da autarquia para controlar e reduzir o número de gatos errantes, será reforçado para aumentar o número de animais abrangidos. O objetivo é chegar a cerca de oitocentos animais intervencionados.

O Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e o Vereador da Proteção Animal, José Fernando Moreira, representaram o município na renovação do protocolo com a Associação Animais de Rua e a Associação Causas de Cauda, as duas associações zoófilas que têm colaborado com a autarquia na implementação do Programa CED.

Desde o início do ano, altura em que a iniciativa arrancou no concelho, foram já intervencionadas 98 colónias. Estão identificados mais de mil animais e cem colónias com potencial de intervenção no âmbito do programa.

A existência de um elevado número de gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho, além de prejudicial ao seu próprio bem estar, pode causar distúrbios no espaço público. Assim, o Programa CED tem como objetivo controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados e os focos de insalubridade no concelho, garantindo um maior controlo sanitário das populações felinas e promovendo melhorias das condições de saúde pública.