Programa do Erasmus+ trouxe cerca de 40 jovens a Gondomar
publicado a 30 de Abril de 2022

No âmbito do Programa "Education to Entrepreneurship in European School" do Erasmus+, no qual participa um grupo de escolas de Portugal, Bélgica, Eslováquia, Grécia e Itália, cerca de 40 jovens estiveram em Gondomar, acompanhados pela Escola Profissional de Gondomar que integra o conjunto de entidades parceiras do projeto.

Os jovens foram recebidos, esta sexta-feira de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Vice-Presidente e Vereador da Educação, Luís Filipe Araújo.

Cada delegação - da Bélgica, Eslováquia, Grécia e Itália – era composta por dois docentes e seis alunos que, entre os dias 26 e 30 de abril, estiveram em Gondomar para uma semana de intercâmbio cultural.

Numa altura em que a Europa atravessa um momento delicado, Luís Filipe Araújo destacou na sua mensagem: "A Europa não é uma nação, é claro. No entanto, somos uma comunidade de povos unidos em torno de valores e princípios básicos da nossa civilização, tais como a Democracia e o livre arbítrio. Teremos certamente um grande futuro, como europeus, mas não um futuro fácil. É necessário fortalecer o nosso espírito de ajuda mútua.".

Sobre o Programa “Education to Entrepreneurship in European School”:

A educação para o empreendedorismo desempenha um papel fundamental para assegurar a competitividade na Europa e o crescimento contínuo da economia europeia. Este programa procura incentivar os cidadãos europeus a serem empreendedores, a formularem soluções inovadoras para problemas sociais e a conceberem produtos com valor acrescentado numa perspetiva socioeconómica.