Projeto “Valores à Vista” apresentou resultados da fase piloto
publicado a 30 de Junho de 2022

O “Valores à Vista”, projeto piloto promovido pelo Município de Gondomar, apresentou no dia 29 de junho as conclusões da etapa inicial de implementação, que aconteceu no Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda e que envolveu a participação de mais de 150 crianças.

A iniciativa teve como objetivo a promoção da vivência e a relação da criança com a família, colegas, professores e com a sociedade em geral. Baseado num trabalho de cultura de valores e técnicas de treino de competências, o "Valores à Vista" surge da necessidade de uma educação voltada não meramente para os conteúdos programáticos, mas também e fundamentalmente para a formação de um cidadão ético, responsável, atento e cúmplice com questões que envolvem direitos e valores.

Nesta fase do projeto, o foco foi o ensino pré-escolar, implementando-se ações em três estabelecimentos: EB da Lourinha, JI da Venda Nova e EB da Venda Nova. Foram mais de 150 as crianças de 8 turmas do pré-escolar a participarem no projeto, e o objetivo será agora alargar a iniciativa aos restantes agrupamentos que manifestem interesse já a partir do próximo ano letivo.

As sessões englobaram o recurso a diversos métodos, nomeadamente a elaboração de vídeos de animação produzidos por escolas superiores de animação e cinema com o objetivo de trabalhar uma palavra em concreto, sempre relacionados com a palavra a trabalhar.

Na sessão foram expostos os trabalhos desenvolvidos, bem como as fotos de todos os participantes. Decorreram ainda uma série de performances preparadas ao longo do ano pelos alunos.