Protocolo quer dar dinâmica ao Mercado da Areosa
publicado a 29 de Abril de 2015

“Agora está na vossa mão, dinamizar, trazer gente, dar dinâmica ao Mercado da Areosa”. A afirmação foi produzida por Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, ao final da manhã de hoje, durante a assinatura dos contratos de cedência de espaços no Mercado da Areosa à Cooperativa de Solidariedade Social dos Povos de Gondomar, CRL.

Os contratos respeitam a um protocolo de cooperação assinado pelo Município de Gondomar e aquela entidade que visa a ocupação de algumas lojas no Mercado da Areosa e zona circundante tendo em vista a dinamização e reabilitação de toda aquela zona.

Numa breve intervenção, o Presidente da Câmara recordou a história daquela infra-estrutura desde o seu nascimento, em 1952, até à atualidade, com a demolição do Mercado da Areosa e a sua substituição por um edifício não compatível com o tipo de atividade que aí se procura desenvolver. “Agora está na vossa mão. Temos de pôr isto em marcha, procurar trazer de novo gente para a Areosa”, afirmou Marco Martins.

Pelo seu lado, Paulo Jorge Teixeira, Presidente da Cooperativa de Solidariedade Social dos Povos de Gondomar, lembrou o projeto em traços gerais e manifestou o seu otimismo para, “muito em breve, termos aqui 60 pessoas a trabalhar, foram todas as outras que por aqui passarão”.

A Cooperativa de Solidariedade Social dos Povos de Gondomar pretende instalar no Mercado da Areosa várias valências todas de índole social, relacionadas com assistência médica, desportiva, formativa, cultural, comercial, profissional e tecnológica, bem como, através da ocupação do espaço exterior, com a criação de uma feira franca, a “Areosa Viintage Fair”, aos sábados de tarde, uma feira de produtos biológicos à quarta-feira e animação cultural e cívica na estrutura existente.