Pulmão Verde na Área Metropolitana
publicado a 9 de Abril de 2014

Os presidentes dos Municípios de Valongo, José Manuel Ribeiro, de Gondomar, Marco Martins, e de Paredes, Celso Ferreira, decidiram hoje formalizar um grupo de trabalho intermunicipal com vista à criação do projeto Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto.

A primeira reunião de trabalho realizou-se hoje na Câmara Municipal de Valongo, onde os três autarcas formalizaram a decisão. “Partilhamos uma visão comum sobre a importância do futuro do Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto”, considerou o anfitrião do encontro, José Manuel Ribeiro.

Os três municípios partilham o território das Serras de Santa Justa, Pias e Castiçais, onde existe uma expressiva área incluída na Rede Natura, para além de um vasto património cultural paisagístico e geológico, que pretendem potenciar com uma intervenção integrada que valorize esse território na AMP.

O projeto Pulmão Verde será desenvolvido pelas três autarquias para promover a qualidade das serras, vales, rios e aldeias que, conforme referiu Marco Martins, têm “ um enorme potencial em termos ecológicos, turísticos e desportivos”.

Assim que estiver definido, o projeto Pulmão Verde será apresentado no Conselho Metropolitano do Porto e na CCDR-N, para que possa ser candidatado aos fundos comunitários do próximo Quadro Comunitário de Apoio.